Repente…

 Centro de resgate da cultura nordestina no Distrito Federal

Responses

  1. gostaria de saber onde encontro a programação de shows desta casa tão formosa.

    Atenciosamente,

    Dalvanisa Luiz.

  2. Dalva, a programação dos eventos da Casa do Cantador pode ser solicitado diretamente na casa.
    Isso quando é realizado atividades também é divulgado o material no nosso Blog. Comprometo em entrar em contato
    com a Diretora da Casa essa semana para solicitar a programação atualizada e essa será publicada no Blog.

    Um Grande Abraço,

    Graciliano Cândido
    Celular: (61) 9995-5255/ 9113-3185
    Messenger: gracilianocandido@hotmail.com
    Blog: http://www.noticiasdefato.wordpress.com

  3. Sou cordelista,tenho um cordel lançado pela EDITORA LUZEIRO e gostaria de conhecer a casa do cantador.moro em BARREIRAS-Ba.
    Gostaria de saber se consigo um espaço da divulgar os meus cordéis.

  4. gostaria do telefone de alguns repentistas para contratar por umas duas horas em um aniversario aqui no df no sudoeste

  5. Eu gostei,mas eu quero que o pererão do nordeste cante na casa do cantador na sexta feira dia 23 de outubro!!!com vídeos.
    eu gosto muito dos repentes dele!
    eu sou muito fã e gostaria de ver ele ai na casa do cantador no site!!!

  6. bom comeco

  7. noooooooooooooooooooosaaaaaaaaaaa
    e super legal

  8. nada de interessante
    nada de bom do que eu estou procurando

  9. Gostaria de saber onde posso encontrar, livros, CD’s e DVD’s, de poesia matuta(tipo do poeta Chico Pedrosa e outros….), bem como de aboios e toadas (comprar pela net), se puderem me enviar alguns endereços ficarei muito grato, sou nordestino moro em rondonia, e apreciador da nossa cultura, ficarei muito feliz em receber resposta, parabens por divulgarem nossa cultura pelo Brasil afora.
    Um forte abraço.

  10. Gostaria de saber o endereço dos cantadores de embolada para possível contratação de cantoria no aniversário da cidade.. De preferencia mulhwer.

  11. queria saber o telefone da casa do cantador…

  12. 3378-5067

    Obrigado pelo comentário

  13. Olá, gostaria do numero de alguns repentistas para um aniversario de 80 anos de um senhor aqui no rio de janeiro, copacabana.
    obrigado

  14. Gostaria do número de alguns repentistas para um evento no rio de janeiro.
    obrigada. Paula – (21) 9283-2915

  15. Sou um dos maiores admiradores dos poetas repentistas, pois eles representam o que há de mais belo e puro na cultura nordestina e brasileira. A poesia tem nos nossos repentistas a sua mais autêntica representatividade. A Literatura de Cordel não poderia estar tão bem representada. Apresentei por alguns anos, em Patos (PB) grandes poetas repentistas e acompanhei alguns deles em suas trajetórias profissionais. Posso citar entre eles Sebastião da Silva, Moacir Laurentino, Valdir Teles, Sebastião Dias, José Melquíades, Reinaldo Ribeiro e outros. Tive o prazer de promover na cidade de Araripina, Pernambuco, o Primeiro Festival de Poetas Repentistas da Região do Araripe, Fui amigo particular do deputado federal Edvaldo Fernandes Motta, autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia do Poeta Repentista. Participei de muitas cantorias de Pé-de-Parede e outras Ingressadas em algumas cidades do sertão paraibano. Fico feliz em saber que os nossos poetas repentistas, autênticos representantes da cultura popular usufruem desta Casa do Cantador, como ponto de encontro entre os poetas e seus mais consagrados admiradores. Abraços em todos que fazem esta Casa.

  16. Fiquei maravilhado com a apresentação dos poetas repentistas Sebastião da Silva e Valdir Teles, na última sexta-feira, dia 28. Foi a primeira vez que compareci à Casa do Cantador e fiquei realmente encantado. Sempre ouvia falar desta Casa e ficava cada vez mais ansioso para conhecê-la. É, realmente um ambiente sadio; um lugar onde podemos ter um encontro verdadeiro com as coisas mais tradicionais do nosso Nordeste. Abraçar meu amigo Sebastião da Silva foi o mesmo que abraçar a maior representatividade da nossa poesia popular. Não tive vontade de soltá-lo, pois ali estava o mesmo Sebastião da Silva dos velhos tempos da nossa querida Rádio Espinharas de Patos, por ondee passaram grandes nomes do nosso repente. Rever Valdir Teles foi voltar aos tempos da Rádio Panati de Patos, quando o poeta ainda era jovem e dava os seus primeiros passos como repentista, já demonstrando que seria um grande poeta.. Espero estar presente em outras apresentações para aplaudir poetas como Moacir Laurentino, João Dias, Fenelon Dantas, Ivanildo Vilanova e outros que tive o prazer de ouvir no passado. Um abraço a todos os que fazem esta maravilhosa e aconchegante CASA DO CANTADOR.

  17. Amo a cantoria e tenho grande admiração pelos poetas repentistas. Aqui está uma parte de um trabalho de Sebastião da Silva e Severino Ferreira, quando de uma apresentação na Sociedade 21 de Setembro, em Petrolina, no ano de 1980:
    S.S. > Caro Adalberto Pereira que está na cantoria,/ Que gosta nda melodia puramente brasileira./ Está pedindo que Ferreira cante com Sebastião / Coco de imaginação no nosso estilo barroco,/ Neste Brasil de caboclo, de mãe Preta e pai João./ Neste Brasil de caboclo, de mãe Preta e pai João.
    S.F. > Ele gosta da toada deste estilo nordestino,/ Que o poeta no seu hino descreve a época passada,/ A Pátria desabitada, o Brasil, nossa Nação/ Com a vinda de Dom João vem crescendo pouco a pouco,/ Neste Brasil de caboclo, de mãe Preta e pai João./ Neste Brasil de caboclo, de mãe `reta e pai João.
    (…)

  18. Em 1979, quando deixava a Rádio Espinharas de Patos para trabalhar na Emissora Rural A Voz do São Feancisco, em Petrolina, fui homenageado no programa “Violas e Repentes”, pelos poetas Sebastião da Silva e Manuel Xudu. Aqui está uma pequena parte da homenagem:
    S.S. > Adalberto, quinta-feira, deixará nossa cidade,/ Irá para Petrolina que é outra localidade,/ Vai deixar a Espinharas soluçando de saudade.
    M.X. > Devido a nossa amizade, se eu pudesse também ia,/ Ao lado de adalberto, servindo de companhia, Pra cidade Petrolina, bem pertinho da Bahia.
    S.S. > Adalberto é garantia, um locutor singular,/ Grande noticiarista e um redator exemplar,/ Não há quem tape a lacuna que Adalberto vai deixar.
    M.X. > Nosso jardim vai ficar sem essa belíssima flor,/ Ajuda muito ao poeta e é um grande locutor,/ É saudade pra os ouvintes e tristeza pra o cantador.
    S.S. > Adalberto, companheiro, pode seguir brevemente,/ Viaje pra Petrolina que é terra de um clima quente,/ Vá em paz, seja feliz, mas não esqueça da gente.
    (…)
    Aquele foi um momento raro em minha vida profissional. Ser homenageado por poetas de grande vulto é mais do que uma honra. Naquela ocasião, confesso: as lágrimas banharam o meu rosto. Apresentar Sebastião da Silva e Moacir Laurentino por alguns anos no programa “Violas e Repentes”, pela Rádio Espinharas de Patos (Paraíba) foi, sem dúvida alguma, uma grande riqueza para o meu currículo profissional.
    Reencontrar Sebastião da Silva e Valdir Teles, na Casa do Cantador, no último dia 28 de setembro, depois de quase 30 anos, foi algo inexplicável. Estou feliz e dou graças a Deus, por ter tido esta rara oportunidade.

  19. A cultura perde um grande poeta e repentista, um nordestino que amava o que fazia. ZUZINHA ALVES – FALECEU NESTA TERÇA FEIRA, há cinco anos cantava na radio positiva de Planaltina Goias, no programa violeiros e violas.

  20. A morte de um poeta representa uma grande perda para a poesia nordestina. Provas disso são aqueles que nos deixaram e que banharam de lágrimas os amantes da Literatura de Cordel. Para nós fica a esperança de que novos poetas surgirão, cada um lutando por um lugar de destaque ao lado dos grandes repentistas que ficam. Meus sentimentos a todos aqueles que conviveram com o Zuzinha Alves, admirando o seu trabalho, que jamais será esquecido. Os poetas se imortalizam pelo que fizeram de bom e agradável em nome da POESIA..

  21. Como que é a casa por dentro, tem acesso para cadeirantes!?

  22. Grande é a nossa dor; infinita é a nossa saudade…eterno é o nosso amor.
    O grande homem, o grande esposo, o grande poeta repentista,… Zuzinha Alves parte para junto do PAI eterno deixando uma família eternamente apaixonada…e um grupo de amigos e colegas dos quais muito se orgulhava…
    NÓS FAMILIARES REGISTRAMOS NOSSA GRATIDÃO!

  23. Esse ano o poeta Vinicius de Moraes faz seu centenario voces não vão homenage-lo?

  24. tem muita coisa errada nessa casa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: