Publicado por: Fábio Guedes | sábado, 11 outubro, 2008

Breve histórico da Casa do cantador

Inaugurada em 9 de novembro de 1986 e localizada em Ceilândia, cidade que concentra um grande número de imigrantes da Região Nordeste, a casa do cantador é considerada o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal. O local é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, como cantores de repente e embolada; exposição de culinária nordestina, inclusive a cozinha do local recebeu o nome de Maria Bonita; oficina de música e trabalhos de inclusão digital. Conta também a biblioteca batizada de Patativa do Assaré, na qual é possível encontrar um grande acervo de cordéis, entre eles exemplares de Jorge Amado e Ariano Suassuna. 

 

Além de centro de cultura, a casa possui um alojamento com a estrutura semelhante à de um pequeno hotel. Quando grandes escritores de outros estados vêm à Capital Federal para participar de eventos, podem ficar alojados na casa gratuitamente por um período de até 40 dias. Isso contribui para que artistas que não têm muitos recursos possam vir apresentar seus trabalhos em eventos no Distrito Federal, como a Feira do livro. Além de aumentar o intercâmbio entre os artistas do DF e de outros estados.

 

Projetada por Oscar Niemeyer, a casa é a única obra do arquiteto fora do Plano Piloto. Sua arquitetura é mantida quase original, visto que a administração anterior fez algumas alterações, na qual tirou uma porta e acrescentou janelas de vidro. A atual administradora alterou as cores da fachada e teve que voltar a pintura original por exigência do próprio Niemeyer, que não permite modificações em suas obras. A casa apresenta uma concha acústica que permite a evasão do som para todo ambiente, assemelhando-se a um teatro, onde é possível ouvir com clareza até nas últimas fileiras da arquibancada. Essa característica torna a casa um ótimo palco para a propagação da cultura nordestina, seja por meio da música ou do teatro.

 

Por nove anos a Casa do cantador ficou sob responsabilidade da Administração de Ceilândia, que estava descaracterizando a proposta original do local. Chegando até a alugar o espaço como salão de festas, com a alegação de que seria para manter os custos, pois faltava apoio do governo. No inicio deste ano a Secretária de Cultura do Distrito Federal retomou o espaço e está promovendo uma reforma que deve se estender até dezembro.  A atual administradora da casa, Rosália Alves Bezerra, é filha de um dos fundadores, e aposta na revitalização do espaço, e no resgate daquilo que seu pai criou.

 

 

 

Anúncios

Responses

  1. Olá!
    Muito legal a iniciativa de fazer um blog para a Casa do Cantador.
    Estudo jornalismo, e esse semestre pego uma matéria de Argumento e Roteiro. Temos que fazer um documnetário de dez minutos e estou pensando em fazer sobre a Casa do Cantador.
    Bom, ainda não está definido o tema, o trabalho é em um grupo e não sou apenas eu quem decido. Mas se for, vocês têm muito material sobre a Casa? Podem ser nossos colaboradores e participar do documentário?

    Aguardo uma resposta.
    Fiquem na Paz.

  2. Olá Keyane Gomes, fico muito feliz em saber que a Casa do Cantador poderá ser tema do trabalho de vocês.
    Estamos a inteira disposição para auxiliar o grupo. Vale ressaltar que nós não temos muito material, porém podemos entrar em contato com a Diretora da Casa para que possa auxiliar o grupo e fazer um belo trabalho.
    Aproveito a oportunidade para divulgar outro trabalho do nosso grupo, o Blog Notícias de Fato, acessem: http://www.noticiasdefato.wordpress.com (lá também possui reportagens sobre a casa)

    Atenciosamente,

    Um Grande Abraço,

    Graciliano Cândido
    Celular: (61) 9995-5255/ 9113-3185
    Messenger: gracilianocandido@hotmail.com
    Blog: http://www.noticiasdefato.wordpress.com

  3. Sou adimiradora da literatura de cordel. É tema da minha monografia. tenho muito a agradecer pelo apoio que tive na equipe da casa do cantador. A biblioteca tem um excelênte acervo de cordel que muito tem contribuido para o sucesso do meu trabalho. Aproveitando a oportunidade peço para quem tiver o folheto “As presepadas de João Grilo”. Por favor entre em contato neste telefone. 99191786.

  4. Sou adimiradora da literatura de cordel. É o tema da minha monografia. tenho muito a agradecer pelo apoio que tive na equipe da casa do cantador. A biblioteca tem um excelênte acervo de cordel que muito tem contribuido para o sucesso do meu trabalho. Aproveitando a oportunidade peço para quem tiver o folheto “As presepadas de João Grilo”. Por favor entre em contato neste telefone. 99191786.

  5. adoro literatura de cordel…adorei conhecer este historico.
    gostaria que a casa me cadastrasse com assuntos do dia ou enviasse as prefeituras as atividades de nossa cultura popular…
    tenho um conteranio que é filho da casa EDIMUNDO SOARES, GOSTARI A DE RECEBER UM HISTÓRICO DE SUAS PUBLICAÇÕES…
    pedir a direção da casa que nossa literatura deve está em cada casa de cultura.
    obrigada.
    azevedo de ipueiras-ce.

  6. SOU DIVANIRA VIEIRA ; ADMRADORA E AMIGAS DOS REPENTISTAS E TBM COORDENADORA ARTISTICA CULTURAL, ASSESSORA DE POETA E CANTADOR GERALDO AMANCIO , CHICO NETO , POETA VAQUEIRO
    ABOIADOR , CORDELISTA MARIA LUCIENE E APRESENTO RECITAIS SOBRE A OBRA POÉTICA DE JUVENAL GALENO, O POETA DOS VERDES
    MARES, PARABÉNS E VAMOS LUTAR POR UMA CULTURA DE QUALIDADE!

  7. Boa noite, viajando para o Recife e passando na cidade do Cabo de Santo Agostinho sintonizei uma emissora de radio e ouvir uma verdadeira obra da cultura nordestina, um poeta cantava que a palavra de Deus estava sendo vendida a peso de ouro, não ouvir tudo pois o carro em movimento começou a chiar e saiu do ar, de la para car tenho procurado na internet mais até agora não a encontrei e nem sei qual o poeta, espero que alguém possa me ajudar a encontrar essa verdadeira poesia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: